domingo, 3 de fevereiro de 2008

Para o Feriado de Carnaval



O LEITOR IGNORANTE — A VERDADE POR TRÁS DO MICO
Furio Lonza

O leitor ignorante lê. O leitor ignorante lê muito. Investe nisso. Tem gana de ler. É metódico, disciplinado, eclético. Com uma periodicidade quase religiosa, compra pacotes completos de livros que abrangem todas as áreas do conhecimento humano. Gasta em média de mil a dois mil reais em livros por mês. Tem crédito, tem credibilidade. É impulsivo, compulsivo, um deglutidor visceral. É reconhecido pelos vendedores das livrarias à distância. É reverenciado, paparicado, assediado, elogiado.
Ao contrário do que se pensa, o leitor ignorante não lê só best sellers descartáveis, livros de auto ajuda ou romances espíritas. Pelo contrário: ele lê de tudo: clássicos russos, ensaios de Antropologia, livros da moda, especulações científicas, biografias de filósofos, novelas policiais, contos de escritores alternativos, thrillers de suspense e novas teorias a respeito do Cosmo.
O leitor ignorante é um fenômeno relativamente recente. Surgiu há uns 10 anos. O leitor ignorante tem uma peculiaridade: só compra edições primorosas, caras e luxuosas, de capa dura, sobrecapa acetinada, miolo ilustrado com esmero e orelhas assinadas por luminares de cada gênero. Os títulos dos livros são geralmente grafados com letras em alto relevo e o lay out é de primeiro mundo.
O leitor ignorante só compra livros de peso: de 350 a 860 páginas cada. O leitor ignorante orgulha-se de ler tanto e de investir tanto na cultura. O preço dos livros que compra varia de 49,90 a 143,00 reais cada.
O leitor ignorante tem paradigmas próprios e intransferíveis. Uma das principais características do leitor ignorante é que ele lê muito, mas, por convicção, não assimila, não apreende nada, não retém as informações, passa batido pelo enredo, não agrega a história ou o perfil dos personagens ao seu dia a dia, pois tem mais coisas a fazer na puta da vida. Na melhor das hipóteses, esquece tudo que leu no dia seguinte.
O leitor ignorante lê os livros com um olho no texto e outro no número da página. O importante é a quantidade. O leitor ignorante não comenta os livros que lê em rodinhas, ele cita os títulos, acrescentando em seguida palavras ou expressões emblemáticas, tipo:
- A-do-rei.
- A-mei.
- Show de bola.
- Esse livro é dez.
As citações são profusas: em menos de 2 minutos, cerca de vinte ou trinta títulos brotam na conversa. Assim, na maior casualidade. É mais forte que ele. Quando alguém da roda ousa avançar o sinal, quebrar o protocolo e gastar mais do que 30 segundos num título, ele é logo cortado com outra citação do leitor ignorante. E assim por diante.
Para o leitor ignorante, muito dificilmente um livro fará sua cabeça ou mudará sua vida. Seu distanciamento em relação às idéias, filosofia & propostas desenvolvidas na trama é olímpico.
Outra característica do leitor ignorante é o interesse cada vez mais crescente em relação a livros que falam de (ou situam o enredo em) países que estão no noticiário dos jornais. Em geral, são regiões exóticas, famintas, paupérrimas, decadentes, com alto índice de mortalidade, seja por inanição ou guerras sazonais. A cultura desses países é um prato cheio para o leitor ignorante. Ele fica fascinado no momento. Em situações extremas, ele chega até a comentar algo a respeito com a patroa na hora do almoço. Mas são casos isolados.
Se, por um acaso, perguntamos algo a respeito do livro que tanto o fascinou dois meses depois, o leitor ignorante titubeia, diz que ouviu falar, sim, lembra alguma coisa, contaram pra ele ou leu algo nos jornais. Sim, ele lembra vagamente que fez um barulho bacana na imprensa, foi muito comentado em determinadas rodas, sabe que é um livro importante, inclusive está na lista de suas futuras aquisições. E cita mais cinco ou seis livros que estarão no próximo pacote.
Sempre atentas às flutuações e fenômenos periódicos do mercado, as editoras sabem disso. E publicam o mesmo livro, agora ilustrado ou com um apêndice novo ou com uma introdução de um figurão ou com um capítulo inédito. Que é devidamente comprado de novo pelo leitor ignorante. Que vai citá-lo na mesma rodinha com as mesmas palavras. Até que a editora publique outro título mais ou menos parecido do mesmo autor. Que vai ser novamente comprado pelo leitor ignorante. Que vai citá-lo na rodinha. E assim por diante.
Quanto mais lê, mais o leitor ignorante aprimora sua ignorância. Os volumes se avolumam, tomos & tomos são empilhados na estante meio que aleatoriamente, ficam amontoados, na oblíqua, sem método, pois o leitor ignorante gosta de passar uma idéia generalizada de desapego. O que sofistica ainda mais sua atitude idiossincrática.
O leitor ignorante é um homem moderno, ativo, atuante. Acompanha na maior desenvoltura a velocidade e a urgência dos tempos que correm. Tem profissão liberal, de preferência ligada à área de informática. Possui um cargo de diretoria com poder de mando & veto. É em sua ampla sala com design arrojado num edifício futurista que o leitor ignorante exerce seu poder de decisão, orientando seus subordinados através de planilhas & gráficos, capitaneando reuniões onde são traçadas as diretrizes da empresa. O leitor ignorante é um vencedor. Seu alto salário lhe proporciona todas as benesses de uma vida materialmente resolvida. Mora numa cobertura no Leblon. Alterna seus fins de semana entre a região dos Lagos, onde tem um sítio, e as cidades serranas, onde curte o frio com sua família numa casa pré-fabricada de madeira, fugindo das temperaturas de 39 graus à sombra da Zona Sul do Rio. É para lá que leva o laptop, a web câmara, o pen drive, os dois celulares e o pacote de livros.
Há uns 10 anos, as editoras ignorantes fizeram sua opção: depois de muitas discussões, marchas & contramarchas, teorias & hipóteses levantadas, as editoras ignorantes fizeram as contas e ficou estabelecido que seus investimentos seriam totalmente dirigidos para o leitor ignorante. Toda uma estratégia de marketing foi desenvolvida nesse sentido. Na prática, isso queria dizer mais ou menos o seguinte: é mais negócio vender um livro de 200 reais do que 10 a 20 reais cada. Em conluio aberto com as livrarias ignorantes, que também já andavam flertando com essa idéia há muito tempo, vários problemas ficaram resolvidos: o estoque, o rodízio de títulos, a exposição dos novos lançamentos, a devolução, a consignação, a divisão das livrarias ignorantes em partes nobres & estanques.
Para isso, no entanto, uma terceira e importante força foi ativada: a imprensa ignorante. Em perfeita sincronia entre as partes interessadas, começou a fazer um interessante jogo de meio de campo. Da seguinte maneira: só os livros ignorantes (grandes, luxuosos e caros) recebem atenção da imprensa ignorante, que exalta suas virtudes, importância e peso cultural, explodindo matérias enormes nas capas dos suplementos ignorantes, com o foco dirigido para o leitor ignorante, que se dirige às livrarias ignorantes que, por sua vez, expõem o livro como um objeto de desejo.
Esse novo segmento de fast food literário vingou aos poucos, solidificando-se definitivamente no seio da nossa trepidante sociedade ignorante. Para isso, contudo, outras atitudes complementares foram tomadas às pressas: as livrarias ignorantes incrementaram suas dependências com luxuosos e caros restaurantes, cafés e pontos de encontro. Nietzsche, Umberto Eco e Michel Foucault passaram a dividir irmamente o espaço com deliciosas saladinhas básicas de rúcula com damasco e nozes, carpaccio de cherne, simpáticas trouxinhas de trufas e generosos copos de prosecco ou espumante importados. Esses acepipes, com o tempo, passaram a custar mais do que a obra completa do J. D. Salinger, por exemplo. Ou de Proust. Ou a famosa tetralogia de Lawrence Durrell.
Numa outra parte nobre das livrarias ignorantes, o leitor ignorante pode também desfrutar de fetiches: calendários da Taschen a 278 reais, charutos importados de Cuba, miniaturas de motos e automóveis cujos preços módicos oscilam entre 170 e 450 reais cada. Tudo para que o leitor ignorante se sinta tão à vontade como se estivesse na própria casa.
É para esses autênticos bulevares do saber que se dirige o leitor ignorante com sua família aos sábados e/ou domingos para o festim gastro cultural de fim de semana. A mãe, toda magnânima, analisada e super-resolvida leva logo a prole para a seção infantil, que fica nos fundos da mega livraria. É lá que os pimpolhos seguem os passos do pai ignorante, escolhendo seus pacotes de livros para a construção de sua futura ignorância. Enganam-se, porém, os que acham que as crianças ignorantes só gostam de publicações de monstros, feiticeiras ou detetives mirins. Eles lêem de tudo: clássicos russos, ingleses, franceses e nórdicos reescritos por escritores brasileiros desempregados; especulações científicas recontadas de forma didática por cientistas brasileiros desempregados; histórias do folclore resumidas por antropólogos e sociólogos brasileiros desempregados. Show de bola.
Nessas brejeiras andanças dominicais, o leitor ignorante gosta de fazer uma turnê circular pelas estantes e gôndolas da mega store, apontando para alguns títulos e dizendo:
- Esse eu tenho, esse eu não tenho.
Tipo assim, como num álbum de figurinhas.
- Esse eu já li, esse eu ainda vou ler.
Uma graça.
Em vésperas de eventos natalinos ou aniversários de parentes & conhecidos, as livrarias ignorantes são o point ideal para que o leitor ignorante adquira os livros ignorantes para presentear os amigos ignorantes. Há todo um método peculiar para que ele resolva quem vai ganhar o quê. Levando em conta o tipo de personalidade, caráter & características pessoais ou psicológicas de cada um, ele, geralmente, escolhe uma coleção luxuosa, cara, com capa dura plastificada e com títulos impressos em alto relevo.
Em seguida, o leitor ignorante coloca em prática toda uma gama de análises estéticas e físicas: com as duas mãos espalmadas por baixo de um exemplar, em forma de balança, ele pesa mentalmente a importância do livro, levanta e abaixa o exemplar, de maneira pendular, como se estivesse embalando um bebê recém nascido. Não só: faz perguntas à patroa, geralmente mais descolada nesses detalhes. Tipo:
- Será que ele vai gostar dessa capa, meu amor? Não é a cara dele?
Nem sempre ela concorda. Às vezes, ela franze a testa e diz:
- Você sabe que ele não gosta de vermelho. É melhor levar esse de capa verde. É mais ele.
- Mas o de capa verde só tem 270 páginas!, retruca o maridão ignorante, também franzindo a testa. Instaura-se a cizânia. Nessas horas, o ideal para resolver o impasse é mudar de coleção, até que o perfil do aniversariante se encaixe perfeitamente nos parâmetros de peso do livro e cor da capa, uma dobradinha difícil de ser satisfeita, sem dúvida.
Esse boom não poderia mesmo passar despercebido. Estatísticas, gráficos, tabelas, planilhas e ensaios sociológicos explodiram na mídia, mostrando a nova realidade em números incontestáveis: o brasileiro está lendo mais, comprando mais livros, incrementando sua cultura e se tornando um cidadão mais informado. Nunca na História do país surgiram tantas editoras novas, tantas livrarias tipo megastore, as editoras nunca publicaram tantos títulos, tantos escritores, tantas traduções, nunca houve tantas feiras de livros, tantas bienais, tantos encontros literários, nunca tantos escritores estrangeiros de países exóticos vieram visitar o país, lançando suas obras em primeira mão, nunca houve tantos prêmios literários, verbas, bolsas, concursos e financiamentos para escritores, nunca tantos atores e atrizes de telenovelas mostraram na telinha que têm o salutar hábito da leitura, divulgando títulos fundamentais e prestando um serviço educacional moderno & de ponta, nunca se valorizou tanto a arte & a cultura como um todo.
É uma tendência natural e irreversível no mercado editorial brasileiro, uma estrada sem volta, uma verdade absoluta, um importante passo para o futuro.

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